4 Dicas para planejar a sua reforma!


Muita gente tem o sonho de realizar a sua própria reforma, seja ela com o objetivo de fazer uma manutenção ou simplesmente dar uma cara nova para os ambientes. Mas, no meio de todas as ideias, uma etapa fundamental para o sucesso da obra, geralmente acaba sendo deixada de lado, o planejamento!


Antes de começar a sua reforma é sempre importante pensar em todas etapas que envolvem esse processo, e o planejamento é o passo inicial para se estudar a viabilidade do seu projeto. Uma obra bem planejada permite que se tenha conhecimento das etapas a serem realizadas e controle dos gastos envolvidos em cada uma delas. Durante o planejamento também se estabelece o cronograma a ser seguido, a mão de obra que irá executar os serviços e diversas outras definições que minimizam o surgimento de imprevistos.


Por onde devo começar?


Primeiro você precisa ter em mente tudo o que realmente deseja realizar na reforma, e não importa se você ainda não tem certeza se quer ou vai ter condições de executar. Coloque no papel! Lembre-se: sempre que possível, o ideal é realizar toda a reforma numa etapa só.


Uma vez em mente o que você deseja executar, agora é a hora de materializar as ideias. Se você pensa em dar uma repaginada na decoração, mudar móveis e cor das paredes uma boa ideia é consultar um arquiteto ou designer de interiores para que ele, através de projetos e maquetes 3D, auxilie você na visualização de como ficarão os ambientes prontos. Isso evita surpresas e decepções ao final da obra. Muitos desses profissionais oferecem um tipo de serviço mais simples baseado em consultorias, que gera muito resultado por um valor mais acessível.


Se você deseja fazer alterações mais amplas, como quebra de paredes, troca de revestimentos ou modificações elétricas e hidráulicas, é fundamental a consulta de um engenheiro. Esse, dará um posicionamento sobre a viabilidade e as alternativas possíveis para a execução da obra em mente e, se necessário, elaborar laudos e projetos específicos.


Agora é a hora da contratação da mão de obra. Esse é um ponto chave para o sucesso da sua reforma. O resultado final da sua obra depende dessa etapa, portanto, todos os aspectos devem ser levados em consideração no momento da contratação do serviço. Aqui, o valor proposto não deve ser o único quesito a ser considerado. Busque sempre por indicações de bons profissionais, essa é a principal forma de selecionar quem irá trabalhar para você e evitar situações indesejáveis.


É nessa etapa ainda que você deve orçar todos aqueles detalhes que você desejava fazer e não tinha certeza. Avalie bem os custos e veja se eles estão compatíveis com a sua realidade financeira. Lembre-se: sai sempre mais barato orçar tudo de uma vez do que acrescentar itens durante o andamento da obra.


Por fim, exija um contrato para que fique claro quais são as obrigações de cada parte, incluindo prazos, serviços a serem executados e valores, por exemplo. Uma dica importante é buscar sempre firmar contratos na forma de empreitada, isso é: um valor pelo serviço global a ser executado.


Boa sorte!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square