Crédito Imobiliário: Entenda como funciona o Construcard e se é uma boa opção para você

Quer reformar a casa mas não tem dinheiro para comprar todos os materiais? ​Entenda aqui como funciona o crédito imobiliário Construcard.


Você está pensando em fazer reformas na sua residência mas não tem o valor para comprar todos os materiais de que precisa? Conheça o Construcard, crédito imobiliário oferecido pela Caixa Econômica Federal que tem como objetivo auxiliar na compra de materiais de construção para reformar imóveis residenciais através de um financiamento.


O Construcard é uma excelente alternativa para as pessoas que sonham em reformar os seus imóveis mas não possuem todo o valor disponível para comprar os materiais de construção necessários.


Essa linha de crédito imobiliário oferecida pela Caixa Econômica Federal é muito conhecida nos segmentos de mercado imobiliário e construção civil. Quer saber mais sobre esse tema? Leia o post na íntegra e entenda o que é o Construcard, como ele funciona, como fazer e se ele é uma boa opção para você.


O que é o Construcard


O cartão Construcard é um crédito imobiliário fornecido pela Caixa Econômica Federal para a compra de materiais de construção em lojas certificadas pela Caixa e que aceitam receber esse tipo de pagamento.


Mas primeiro você sabe o que é crédito imobiliário? O crédito imobiliário é um empréstimo fornecido por um banco ou instituições financeiras para quem deseja comprar um imóvel ou construí-lo do zero, ou como no caso do Construcard, reformar um imóvel que já é seu.


Os pagamentos são efetuados através de um financiamento. O banco quita o imóvel e recebe o pagamento do comprador, dentro de um prazo pré-estabelecido entre as duas partes e com valores e taxas de juros estipulados através de um contrato.


Apesar de ser comum essa confusão, crédito imobiliário é diferente de financiamento de imóvel em que um crédito é fornecido com a condição de que os bens são uma garantia de pagamento.


No caso do Construcard, esse tipo de crédito imobiliário é uma opção normalmente usada por quem já possui um imóvel e quer reformá-lo mas não possui verba o suficiente para comprar todos os materiais necessários. Sendo assim, a linha de crédito é específica para a compra de materiais de construção.


Após a aprovação do cliente no Construcard, o crédito deve ser utilizado em até 6 meses através do cartão oferecido pela Caixa.


Apesar de ser um crédito imobiliário muito bom, ainda assim possui algumas desvantagens. A principal desvantagem sem dúvidas é ser possível efetuar somente a compra de materiais de construção. Por isso, mão de obra, engenheiros, arquitetos e móveis não podem ser pagos através do cartão Construcard.


Outra desvantagem é o fato de não ser possível comprar em qualquer loja da sua escolha e preferência, pois nem todos os estabelecimentos aceitam esse tipo de pagamento.


Prossiga com a leitura para entender como funciona o cartão Construcard:

Como funciona o Construcard


Com o cartão Construcard é possível comprar materiais de construção como: tijolos, tintas, telhas, pisos, esquadrias, aquecedores solares, aparelhos de energia solar, caixa d'água, piscina, entre outros materiais.


O cartão desse crédito imobiliário pode ser usado para pagar as compras nas lojas assim como um cartão de crédito comum, sendo possível adquirir materiais básicos para iniciar a sonhada reforma do seu imóvel.


O limite do cartão varia de acordo com a capacidade de pagamento do cliente e da análise do seu perfil. Depois de aprovado o crédito imobiliário, o cartão deve ser usado de dois a seis meses. O cliente somente paga os juros dos valores utilizados e só começa a pagar depois que o prazo de compras é encerrado.


O pagamento das parcelas do financiamento se inicia apenas depois do prazo de compras. As parcelas são iguais até a quitação total do financiamento e são todos os meses descontadas diretamente da conta corrente do cliente. O prazo de pagamento do financiamento pode variar de 1 a 240 meses e com juros a partir de 2,5% ao mês.


Se interessou? Saiba abaixo como fazer um Construcard:


Como fazer um Construcard


Para solicitar um cartão Construcard são exigidos os seguintes documentos: RG e CPF; comprovante de residência; comprovante de renda; documentos de garantia, se aplicável; e comprovante de propriedade do imóvel.


Depois de organizar toda a documentação é necessário visitar uma agência da Caixa Econômica Federal com a documentação em mãos. Posteriormente o candidato passará pela pesquisa de cadastro e análise de risco de crédito.


Com o processo concluído e a aprovação feita, é preciso assinar o contrato de financiamento e esperar pela emissão e recebimento do cartão Construcard que pode ser retirado na agência ou recebido através dos Correios.


Em seguida, já com o cartão em mãos, é necessário fazer o desbloqueio, verificar quais são as lojas conveniadas e os materiais de construção que precisam ser comprados dentro do prazo de 6 meses.


Você deve estar se perguntando se essa opção de crédito imobiliário é uma boa opção para você e suas necessidades, certo? Vamos te ajudar a esclarecer para quem o Construcard é uma boa opção.


Para quem o Construcard é uma boa opção


Por não possuir vínculo com o Sistema Financeiro da Habitação, o Construcard oferecido pela Caixa Econômica Federal só pode ser usado para reformas de propriedades residenciais. Ou seja, se você pretende construir uma residência do zero ou reformar um empreendimento comercial, esse crédito imobiliário não é uma opção para você.


Caso seja uma boa opção para você, antes de usufruir do Construcard é necessário atender a alguns pré-requisitos exigidos pela Caixa Econômica Federal. É preciso ser maior de 18 anos ou emancipado, ter conta corrente na Caixa e ser aprovado em avaliações de histórico de crédito.


Você se encaixa em todos os pré-requisitos e acredita que esse crédito imobiliário é ideal para você? Se sua ideia principal é adquirir materiais de construção para reformar o seu imóvel, o Construcard pode sim ser uma excelente alternativa. E por debitar diretamente da conta corrente permite que os saldos e extratos sejam consultados de forma fácil.


Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Aproveite para conferir outros conteúdos do nosso blog sobre construção civil.


Se ainda tiver alguma dúvida sobre esse tipo de crédito imobiliário, deixe um comentário.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo