Quais as vantagens de investir na contratação de uma equipe de Administração de Obras?

A realização de obras envolve muitos processos que, para um melhor resultado final, é fundamental que se tenha um acompanhamento de um profissional habilitado. Veja por que você deveria investir na administração de obras!


Você já ouviu famosos casos de obras em que os orçamentos foram elevadíssimos, ou mesmo o tempo para a entrega de uma construção ou reforma foi muito além do esperado? Estes são sinais de que o planejamento e gestão dessas obras não foram feitos de forma assertiva.


E controlar todas as variáveis envolvidas e ser responsável por monitorar uma obra pode ser um grande desafio e transtorno para uma pessoa não é especializada nestes processos.


Para facilitar o enfrentamento destes desafios da administração de obras, é preciso ter as pessoas corretas à sua frente.

Por que investir na administração de obras?


Para a realização de uma obra da melhor forma possível, vários são os fatores que precisam ser não apenas elaborados, mas também monitorados de perto. Fazem parte da administração de obras, a realização das seguintes atividades:


Estudos de viabilidade

Ter uma visão do empreendimento ou reforma finalizada é importante para iniciar o planejamento.


Entender os objetivos do cliente, analisá-los de forma objetiva, e avaliar o potencial de retorno.


Para construções, ainda é preciso que o estudo de viabilidade seja realizado considerando as licenças necessárias, normas e legislações vigentes.


Ter profissionais especializados para realizar a gestão da sua obra é essencial, pois seus conhecimentos técnicos serão peças-chave para que este início de planejamento já aconteça com êxito.


No Brasil, o gerenciamento de obras é regulamentado pela Lei 5.194/1996 e sua responsabilidade é atribuída a arquitetos e engenheiros civis.


Eles também serão os responsáveis pela elaboração dos projetos técnicos como hidráulico, elétrico, arquitetônico e de decoração de interiores.

Elaboração de orçamentos


Dinheiro costuma se tornar uma dor de cabeça quando não é elaborado um orçamento alinhado aos objetivos do cliente com a construção ou obra.


Aqui é importante que sejam levadas em conta não apenas as questões estéticas, mas também funcionais do ambiente.

Isso será decisivo para a escolha de materiais, fornecedores, e a consideração de custo-benefício.



Este orçamento será o guia para, também, a contratação de pessoal pensando não apenas na quantidade de pessoas, mas também nas expertises necessárias.

Gestão de tarefas e cronograma


Além de dinheiro, o tempo também é um fator crítico em qualquer obra.

Os famosos atrasos podem ser evitados ao se realizar um planejamento da forma mais correta e adaptada às necessidades da obra.


Para que o cronograma não seja apertado demais para a realização da obra, mais ainda assim atenda as necessidades de entregas para o cliente, o profissional que está realizando a administração da obra deve conhecer as atividades que precisam ser realizadas, de forma a conseguir prever possíveis problemas. Isso é ainda mais facilitado se o estudo de viabilidade foi feito de forma assertiva, bem quanto pensamos a escolha dos fornecedores e materiais.

Gestão de Pessoas


Realizar a contratação de times de confiança para a realização das atividades da obra é também responsabilidade do Gestor de Obra.


As pessoas não precisam, apenas, ser de confiança, mas o time também deve ser capaz de compreender as definições dos projetos civil, hidráulico e elétrico, evitando problemas por necessidade de retrabalho.

Por isso, também, é importante que o administrador de obra acompanhe de perto a realização de cada uma das principais etapas da construção ou reforma.


Além disso, é importante que a segurança da equipe esteja garantida, para que não aconteçam acidentes e que possam prejudicar o andamento das atividades.


Aqui é importante ressaltar que o administrador de obra é também o responsável por gerir os contratos do pessoal, garantindo que não apenas estejam de acordo com a lei, mas também de acordo com as normas de saúde e segurança vigentes para este tipo de trabalho.

Gestão do estoque de materiais


Como parte de um acompanhamento mais próximo do orçamento realizado, bem como do cronograma, o gestor da obra precisa acompanhar sempre a quantidade de material disponível para a execução da obra.


É preciso fazer um controle da logística para que os materiais estejam disponíveis no momento correto, bem como a gestão do armazenamento para que nenhum material seja perdido durante os processos.

Gestão da comunicação


Manter uma comunicação clara e transparente com todos os atores envolvidos em uma obra é fundamental para que tudo saia dentro do esperado.


Ter certeza de que os diagramas, documentos e cronogramas sejam elaborados de forma a ser compreendidos por todas as partes interessadas.


Saber, também, traduzir as necessidades do cliente para a equipe, bem como as preocupações e opiniões da equipe para o cliente, é essencial para que todos estejam sempre na mesma página.

Por que contratar um especialista para realizar a gestão da sua obra?

Cuidar de cada uma das partes de uma obra pode ser muito útil para uma pessoa não especializada lidar.


O papel do gestor de obra é facilitar que a mesma ocorra dentro do tempo e orçamento disponibilizados, garantindo a sua adequação às expectativas, mas também às necessidades regulamentares. Assim é preciso se certificar de que todas as decisões sejam tomadas baseadas em dados e conhecimentos sólidos, para que sejam evitados percalços que possam levar até à paralisação da obra.


Assim, é aconselhável que sejam sempre contratados especialistas, como nossa equipe da Pronto!, para que tudo corra dentro de critérios claros e o planejamento seja feito de forma realista.


Ao contratar nossa equipe, o cliente pode escolher que o especialista seja responsável por apenas uma parte da gestão de obra, colocando certos pontos sob a responsabilidade de um arquiteto ou engenheiro civil, ou realizar a gestão completa, o que for mais adequado para sua situação.


Mas, os especialistas serão aqueles que saberão utilizar as ferramentas mais atuais para reduzir papelada, burocracia, e desenvolver os projetos técnicos, de logística e gestão de pessoas, facilitando também o acompanhamento da obra pelo próprio cliente, prezando pela comunicação transparente entre equipe e contratante.


Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o que faz um gestor/administrador de obra, e porque ele é tão importante para o sucesso da sua reforma ou construção!


Para ver mais dos nossos conteúdos para ajudar na sua obra e reforma, acesse o nosso blog!


Posts Em Destaque
Posts Recentes